quarta-feira, 8 de abril de 2015

Crítica às manifestações papais sobre o atentado ao Charlie Hebdo

Je suis Power Ranger
Cartunistas publicam seguidas vezes charges tidas como ofensivas ao islamismo. Ponto. Islamismo por si só, não é sujeito de direitos. É uma reles ideia, elevada a um patamar superior em face do alto poder político envolto às religiões, em especial as monoteístas, mas que na realidade pouco difere dos contos dos irmãos Grimm e/ou das demais estorinhas para amedrontar crianças a fim de melhor controlá-las através do medo (caminho mais fácil que o diálogo). Uma "adult version" de qlqr conto de fadas na sua - sórdida - versão original (vide texto original da bíblia e/ou da chapeuzinho vermelho e choque-se anyway). Nada além. Fé não é nada mais do que crer por necessidade e/ou por não ter melhor resposta e ter sido ensinado a ver as coisas desta ou daquela forma desde a idade mais tenra e nunca ter tido tempo, disposição e/ou massa encefálica suficiente para questionar as próprias crenças. Tranquilo, nada demais até aqui. Cada um acredita no que quiser. Ao menos é o que eu defendo. O PROBLEMA É QUE OS CARTUNISTAS FORAM MORTOS E AINDA ESTÃO SENDO CRITICADOS PELAS SUAS CHARGES!

Aliás, diferentemente de muitos países mundo afora, onde o ateísmo e/ou o paganismo são crimes, eu e o pessoal do Charlie Hebdo achamos isso tudo apenas muito engraçado! Adultos acreditando piamente em contos de fadas? Pior do que isso: matando-se uns aos outros em prol da estorinhas? C'mon!!! Seria hilário, digníííííssimo de piadas, não fosse o fato de que pessoas efetivamente perdem a vida em função deste besteirol todo. Alguém precisa expor o nervo de toda esta idiotice! "For God sake"! Parem o mundo... estão todos loucos!!! O caminho deve ser o reverso!!! Proteger aqueles que crêem, sim! Mas jamais proteger uma crença quando esta contraria a verdade! (e não me venham relativistas com os seus argumentos de múltiplas verdades... Adão e Eva é Carochinha sim... não tem papo.) Dostoiésvski estava errado!!! Se Deus existe e/ou é tido como existente, e fala através de um grupo restrito de pessoas, aí sim é que está tudo permitido!!! É o caos, em suma. A santa inquisição que o diga!!!
A piada a partir daqui passa a não ser só merecida, mas talvez necessária! Alguém tem que desmistificar toda esta baboseira e o humor serve e sempre serviu para, a seu modo, criticar o que há de errado no meio em que está inserido. A piada foi ácida? Foi! Mas contra quem?! Contra o "papai-noel" islâmico! Se alguém deve se ofender e tem o direito de reagir é ele. Ninguém mais!

Desde muito pequeno eu sempre disse que era o Power Ranger vermelho. Bonecos, fantasias, máscaras, pôsteres. Tudo era do Ranger vermelho. Beleza, eu cresci, não deu pra ser Power Rangers, então estou me graduando em direito, mas... cá pra nós: e se eu continuasse a crer que o Zordon tem um plano especial para mim? E se alguém tirasse sarro do Zórdon? Isso seria ofensivo? Talvez. Mas... repreensível? Até que ponto? Alguém criticaria qlqr chargista que ousasse satirizar Zórdon? Óbvio que não e por mais que a carreira Ranger ainda estivesse nos meus planos, eu jamais explodiria qlqr jornal que tirasse sarro do meu "criador". De outra parte, Zórdon é indefensável do ponto de vista jurídico, pois não existe no mundo real, sabemos nós, os lúcidos. Deu pra sacar a analogia?
Assim mesmo, ofender uma religião jamais pode ser tido como um "big deal". Diariamente os jornais locais satirizam aquilo que nomearei de "religiões seculares", como os times de futebol. Nunca ouvi ninguém ir contra qlqr chargista neste sentido. Enfim...

Sobre a manifestação papal, o buraco é ainda mais embaixo:

1- O imbecil está sentado no trono de uma instituição responsável pela destruição massiva das mais diversas culturas em torno do mundo. Eu arrisco a dizer que é por isso que a IC está viva até hoje sendo ela baseada num conjunto de dogmas tão patético. (Só fazendo lavagem cerebral nas criatura mesmo...) Logo, moral para falar = 0.

2- A bíblia possui passagens que contém apologias homofóbicas, racistas, antissemitas, machistas, cruéis, atentatórias aos mais diversos direitos humanos e, no entanto, é o livro mais vendido no mundo todo!!!!! Mas PASMEM: ninguém nunca disse nem nunca dirá nada em contrário a publicação desta merda. Isso serve igualmente aos demais livretos das religiões monoteístas mais "pops". Why?!

3- O papa me vem com a ideia de que se alguém falar mal da tua mãe, este alguém pode esperar um soco. Bem... eu vou ajudar o papa e não vou interpretar que ele realmente pense que o soco seja merecido. Vou interpretar que ele tenha dito isso querendo em verdade dizer que esta é a atitude esperável, (pois afinal de contas somos todos humanos) mas não necessariamente a mais correta. Ok... mas... assim mesmo Tio Chico... a minha mãe existe... o teu deus não. Sorry... é a vida cara. Uns existem... outros não, e pá. ^^ (ta, a minha mãe em específico já morreu, mas tu compreendes, né queridão?) P.S.: de qualquer forma, se ofenderes a minha mãe, fique tranquilo... eu não vou te soquear por isso, mas tanto eu quanto tu mereceríamos as penas da lei, a final de contas, estaríamos ofendendo verbal e fisicamente alguém... FÍSICO, se é que dá para entender!
Quiçá esse seja o limite da liberdade de expressão atinente ao tema em questão?! Atacar ideias e não pessoas, que tal?!  :D 

Ser ou não ser Charlie?

Cara, eu acho que há um único porém que me faz não postar Je suis Charlie no meu facebook. Ao menos não com tanta certeza. E este "porém" é que sabidamente os muçulmanos sofrem afu com a xenofobia européia perante o seu povo. Se eu acho que o Charlie deve ter liberdade para publicar o que publicou? Sim. Acho que sim. Mas se deveria ter publicado? Talvez não. Ainda não me decidi, pois embora eu ache que de alguma forma alguém algum dia tem que tirar esta redoma de vidro que recobre as religiões, de forma que possamos tratá-la tal qual ela é, ou seja, só uma hipótese (absurda, diga-se de passagem) de enxergar o mundo, sabidamente a mesma guerra que a população afrodescendente ainda enfrenta pelo mundo, os muçulmanos enfrentam tbm e em especial por lá. Sendo assim, eu teria um pouco mais de cautela ao fazer piadas com isso pra não corroborar com a visão "sensocomunzista" de que se o(a) cara é muçulmano(a), ele(a) é terrorista e merece ser banido(a) da sociedade.
Falei falei, mas na real a minha crítica é endereçada tão somente a hipocrisia generalizada e a consequente "prematuridade" com que as pessoas emitem suas opiniões acerca do tema liberdade de expressão, sendo ele tão complexo. Espero que o que eu escrevi por aqui sirva para isso: destronar este imbecil populista do papa que fala pelos cotovelos mas na real não diz merda nenhuma... e pra refletir um pouco mais antes de escrever... (embora esta última parte possa soar paradoxal, visto que eu mesmo estou dizendo por escrito que devemos pensar um pouco mais antes de escrever, mas agora foda-se... taí). :P

Nenhum comentário:

Postar um comentário